Furos e flagras dos famosos

ULTIMA NOTÍCIAS

domingo, 16 de outubro de 2016

Sindicato critica escolha de Dudu Camargo e diz que SBT trata jornalismo de forma marginal


Dudu Camargo é o novo “âncora” do “Primeiro Impacto”
A polêmica escalação de Dudu Camargo para apresentar o “Primeiro Impacto” continua rendendo nos bastidores e fora do SBT.

Conforme informou fff, Silvio Santos surpreendeu a equipe do telejornal, inclusive as âncoras, Joyce Ribeiro e Karyn Bravo, ao definir que a partir da última quarta-feira (12) o noticiário teria um novo comando: um jovem de 18 anos, com aparelho nos dentes, timbre que lembra locutores de rodeios e alguns apresentadores (Gugu Liberato, Luiz Bacci, Luís Ricardo e o próprio Silvio Santos) e sem qualquer formação na área.

Na equipe do “Primeiro Impacto”, o clima é de revolta pela forma desrespeitosa como a substituição se deu. Alguns falam em uma clássica puxada de tapete e em uma tremenda falta de profissionalismo de Silvio com Joyce e Karyn. Na produção do telejornal, sobram críticas ao “nariz empinado” de Dudu, que estaria “se achando” por conta da promoção que recebeu – o rapaz foi de Homem do Saco do “Fofocando” a “âncora” de um informativo.

Nesta sexta-feira (14), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), emitiu uma nota criticando todo o processo de substituição e a postura de Silvio Santos para com o jornalismo da emissora. Segundo o órgão, o Homem do Baú trata a profissão de forma marginal.

Confira a nota na íntegra:  

“SBT mais uma vez despreza jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), vem a público protestar contra a alteração ocorrida no telejornal “Primeiro Impacto” do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) que afastou as jornalistas Karyn Bravo e Joyce Ribeiro.

No feriado de quarta-feira, 12 de outubro, quando também se comemorou o Dia da Criança, a direção do SBT afastou da bancada do telejornal as duas jornalistas e as substituiu por Eduardo Camargo.

O “âncora”, de apenas 18 anos, atuava no programa “Fofocando” interpretando a personagem “Homem do Saco”, um comentarista que não mostrava o rosto, o qual permanecia encoberto por um saco de papel. Em seu currículo também consta a participação na novela “Revelação” e no programa “Domingo Legal”, no quadro “Lendas Urbanas”.

Vários jornalistas procuraram o Sindicato manifestando sua indignação. O protesto não se dá apenas pelo fato de a direção substituir duas experientes profissionais por uma única pessoa, o que tem se mostrado uma política usual das emissoras, fato que vem precarizando cada vez mais a profissão.

Tampouco o protesto se deu pelo fato de o novo apresentador não ser jornalista profissional. Prática que se tornou possível uma vez que a decisão desastrosa do ministro do STF (Supremo Tribuna Federal), Gilmar Mendes, considerou a necessidade de formação específica em jornalismo desnecessária para o exercício profissional. Tal decisão abriu virtualmente as portas da profissão para qualquer pessoa.

O que torna esta alteração ainda mais desastrosa para a profissão é que ela comprova, mais uma vez, que o jornalismo é visto como uma atividade marginal na emissora do Sr. Sílvio Santos.

Tratar o jornalismo como entretenimento e não informação criteriosa é um desserviço ao cidadão, um ataque à qualidade da informação e, mesmo, uma afronta à Constituição que estabelece como princípios que os meios de comunicação devem zelar pela sua função social e dar “preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”.

As profissionais, que apresentavam o noticiário não foram demitidas, mas estão afastadas da função.

Casos como este demonstram o quanto é necessária a união dos jornalistas em defesa da profissão e da qualidade do trabalho jornalístico.”
Sindicato critica escolha de Dudu Camargo e diz que SBT trata jornalismo de forma marginal
  • Title : Sindicato critica escolha de Dudu Camargo e diz que SBT trata jornalismo de forma marginal
  • Posted by :
  • Date : outubro 16, 2016
  • Labels :
  • COMENTAR
  • Facebook COMENTAR

0 comentários :

Namorada comenta nude vazada de Leo Stronda: "Deixa falar, eu que pego"

Namorada comenta nude vazada de Leo Stronda: "Deixa falar, eu que pego"
A namorada de Leo Stronda, Greicy Santos, resolveu responder os internautas depois que suas redes sociais

Pri Soares a musa Fitness esbanja sensualidade quando o assunto é praia sol e biquíni

Pri Soares a musa Fitness esbanja sensualidade quando o assunto é praia sol e biquíni
A Musa fitness Priscila Soares, aproveitou 2 dias de sol no Rio de Janeiro para fazer um ensaio sensual com seus novos biquínis na praia da Urca

Deborah Secco tranquiliza os fãs após ser internada

Deborah Secco tranquiliza os fãs após ser internada
Atriz teve uma traqueobronquite e teve que se afastar das gravações de Malhação
Top