Velho e bom folhetim, embalado por nostalgia, garante boa estreia de “Verão 90”


Diogo Caruso, Melissa Nóbrega e João Bravo, como Jerônimo, Manuzita e João, em “Verão 90” (Imagem: Divulgação / Globo)
Analisar uma novela considerando apenas o primeiro capítulo é como julgar o livro pela capa. Mas… Que bela capa a de “Verão 90”, estreia desta terça-feira (29), às 19h. Embalagem e conteúdo prometem bom entretenimento pelos próximos meses. Ou ao menos boas referências para os saudosistas de plantão – de imagens de arquivo a “personagens da vida real” reproduzidos no enredo de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando.

“Verão 90” acompanha a trajetória de Manuzita (Melissa Nóbrega), garota prodígio alçada ao posto de apresentadora do “Patotinha Mágica”, programa infantil (fictício) da Globo, no início dos anos 1980. A atração, contudo, começa a perder relevância, o que faz com que a mãe da pequena, Lidiane (Claudia Raia), promova, na encolha, um concurso para eleger o mais novo integrante da ‘Patotinha’. Os irmãos Guerreiro, João (João Bravo) e Jerônimo (Diogo Caruso), acabam eleitos – o primeiro pela colega de palco; o segundo pela mãe e empresária. A genitora dos garotos, porém, resiste à ideia. Janaína (Dira Paes) acaba cedendo, a princípio, até que, tempos depois, João adoece e o grupo chega ao fim, por conta de uma “cilada” armada por Lidiane e, quem diria, pelo menino Jerônimo.

O primeiro capítulo chegou ao fim com o reencontro de Manuzita (agora Isabelle Drummond) e João (Rafael Vitti); Jerônimo (Jesuíta Barbosa) segue flertando com a criminalidade. Toda essa história veio acompanhada de inúmeras referências, da “vida real” ou da ficção, “pescadas” pelo público que se habitou a assistir TV de olho na internet: a relação de Janaína e Jerônimo, a mãe batalhadora e o filho ordinário, repete Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Gloria Pires), de “Vale Tudo” (1988); a relação de Manuzita e Lidiane repete estrelas prodígios como Angélica e Mara Maravilha, viviam, dizem, sob agenciamento e domínio de suas “mamães”; o Cachorrão (Luiz Henrique Nogueira), assistente de palco da “Patotinha Mágica”, parece ter sido inspirado em Priscila, estrela canina da “TV Colosso” (1993).


Há “citações” mais sutis: o ator Glauco Gomes surge em participação, à imagem e semelhança de Roberto Talma, falecido em 2015, diretor de clássicos como “Bebê a Bordo” (1988) e “Top Model” (1989) – e parceiro de Jorge Fernando em trabalhos como “Jogo da Vida” (1981), trama de Silvio de Abreu que revolucionou a faixa das 18h. Já o visual de Rafael Vitti lembra o de seu pai, João Vitti, na estreia deste na telinha, em “Despedida de Solteiro” (1992): os longos cabelos de Xampu (João) fizeram a fama do ator neste primeiro trabalho – que, curiosamente, chegou ao fim há exatos 26 anos. Além disso, a riquíssima pesquisa de imagens “costurou” as cenas, resgatando momentos do “Cassino do Chacrinha” (1982), lendária atração das tardes de sábado, ou a voz de Celso Freitas, hoje na Record, então no “Jornal Nacional”.


É claro que “Verão 90” não irá recorrer todo dia ao expediente nostálgico da estreia. É claro também que quem viveu os anos 1980 e 1990 vai entender todas as referências, enquanto o público mais jovem, alheio às décadas passadas, terá de ser fisgado pelo bom e velho folhetim – a rivalidade de Lidiane e Janaína e de João e Jerônimo, em disputa por Manuzita. Ao menos o primeiro capítulo – ou a capa – despertou aquela vontade de acompanhar a novela – ou folhear este almanaque.
Share on Google Plus

About FUROS E FLAGRAS DOS FAMOSOS

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Chega ao fim namoro de Kéfera e DJ Eme, diz jornal

Chega ao fim namoro de Kéfera e DJ Eme, diz jornal
Casal apagou os registros com declarações de amor das redes sociais

Fãs acusam Claudia Leitte de imitar Ivete Sangalo em show

Fãs acusam Claudia Leitte de imitar Ivete Sangalo em show
Atitude da cantora gerou comentários negativos nas redes sociais

Após flagra de suposto beijo em Caco Ciocler, Leticia Colin deixa seu recado com o marido nas redes

Após flagra de suposto beijo em Caco Ciocler, Leticia Colin deixa seu recado com o marido nas redes
A atriz foi fotografada com o ator após festa de despedida do elenco de Segundo Sol

Deborah Secco exibe reação fofa da filha, Maria Flor, ao ver seu novo visual

Deborah Secco exibe reação fofa da filha, Maria Flor, ao ver seu novo visual
A atriz adotou o corte estilo Joãozinho para viver nova fase de sua personagem na TV

Simone manda recado direto para Neymar Jr. e Bruna Marquezine: ''A coisa não está fácil''

Simone manda recado direto para Neymar Jr. e Bruna Marquezine: ''A coisa não está fácil''
Casada, a cantora abriu o jogo sobre o que acha do relacionamento dos famosos

Thais Fersoza mostra momento íntimo de amor e carinho com Michel Teló

Thais Fersoza mostra momento íntimo de amor e carinho com Michel Teló
A apresentadora flagrou um momento de descanso durante o domingo

Faustão ironiza passagem de atriz pela Record e estreia “câmera de cinema”

Globo toma decisão sobre futuro do “Só Toca Top”

Juliana Paes revela talento inacreditável do filho de apenas 7 anos

Juliana Paes revela talento inacreditável do filho de apenas 7 anos
A atriz dividiu a novidade em suas redes sociais e de quebra ainda ganhou elogios