Débora Falabella diz ter sofrido depressão, psicóloga ensina como tratar


Assessor de Comunicação na RG Press Assessoria de Imprensa
A atriz Débora Falabella revelou em entrevista ao programa “Bipolar Show” comandado pelo ator Michel Melamed, no Canal Brasil, que já sofreu de depressão, e chamou atenção para uma doença que atinge quase 6% da população brasileira. “Depressão é foda. Eu tive um princípio e foi foda, não é uma coisa fácil de lidar. A terapia foi o que me ajudou mais, mais do que remédio. É uma angústia de não saber de onde vem à tristeza. É horrível. Você vai perdendo a sua vida e não consegue sair disso” relevou durante o talk show.

   A psicóloga Miriam Farias, especialista em hipnose clínica, explica que em muitos casos não há necessidade de medicação, o apoio psicológico, com hipnose, poderá ser o suficiente para lidar com o sofrimento acarretado pela depressão. Porém, nos quadros mais graves, é indicado o acompanhamento psiquiátrico para avaliar a necessidade do uso de medicamentos no tratamento da depressão.

   “É importante saber diferenciar uma tristeza comum, de um quadro depressivo. A tristeza, assim como as emoções de medo, ansiedade, raiva e outros sentimentos, fazem parte da nossa vida. Somente quando estão muito intensos e prolongados, é que precisamos procurar ajuda profissional com psicólogo. Vale a pena ressaltar que a tristeza é algo momentâneo, já a depressão é um transtorno que causa sofrimento tanto físico, quanto mental e emocional, gerando também um afastamento ou isolamento social. Na depressão a pessoa perde a capacidade de experimentar o prazer, há um desânimo constante que compromete as atividades e tarefas diárias. O indivíduo não tem vontade de fazer nada, acorda sempre cansado, o sono fica ruim e não é recuperador. É muito comum nos primeiros sinais a pessoa querer se livrar desses sintomas, e alguns fazem uso da automedicação” explica a especialista.

Principais características de um quadro depressivo:

– É comum após uma perda significativa o indivíduo apresentar um quadro depressivo, a perda pode ser: financeira, de saúde, ente querido, posição social, profissional, ou até mesmo de um animal de estimação.

– Desânimo total, até mesmo para realizar as tarefas de rotina, a pessoa fica sem energia, cansada, desanimada, triste, angustiada, sensível e com choro sem motivo aparente.

– Alteração do apetite, alguns pacientes perdem o apetite, e outros comem demais, compulsivamente.

– Em relação ao sono, há pessoas que dormem demais para fugir do sofrimento, e outras que perdem o sono.

– Quando a depressão já está mais acentuada, compromete a higiene, a pessoa não quer tomar banho, não escova os dentes, não faz a barba (homens) e ficam vários dias sem cuidar da higiene pessoal. – Pensamentos negativos, de menos valia, culpa e fracasso. Nos casos mais graves os pensamentos de morte são muito frequentes e alguns indivíduos chegam à tentativa de suicídio.

– Perda da libido. – É muito comum o paciente se isolar. – Muitas pessoas apresentam dificuldade de concentração, a memória fica ruim.

Miriam explica como tratar a depressão com as técnicas de hipnose:

  Para começarmos o tratamento com hipnose, primeiro temos que conhecer muito bem o paciente, através de um histórico bem detalhado. É por isso que, raramente, se faz hipnose nas primeiras sessões. Cada paciente apresenta sua história e suas vivências, por isso, a hipnose é uma técnica personalizada, uma prática específica, o que serve a um paciente, pode não ter qualquer utilidade para outro. Cabe ao terapeuta, formular uma prática adequada à necessidade de cada indivíduo, de modo que, somente a partir da segunda ou terceira sessão, é que começamos a utilizar as técnicas de hipnose.

Durante a prática da hipnose, no momento em que o paciente está em estado de transe, há uma ativação do sistema parassimpático, o hipnólogo faz as induções que são adequadas para tratar e investigar a origem da depressão. No transe hipnótico, o paciente irá produzir maior quantidade de serotonina, substância de prazer que é liberada pelo cérebro.

Geralmente, pessoas depressivas, tem diminuída a produção de serotonina, endorfina, e outros hormônios responsáveis pelo bem-estar. Através da hipnose que atua no sistema límbico (sistema responsável pelas emoções), haverá um reequilíbrio dessas substâncias, o que trará um benefício. Sessão após sessão, o paciente será submetido a sugestões que deverão recuperar o seu estado de saúde e equilíbrio.
INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE CLICANDO AQUI!



Share on Google Plus

About FUROS E FLAGRAS DOS FAMOSOS

Postar um comentário

Kéfera completamente nua causa polêmica na web

Kéfera completamente nua causa polêmica na web
A youtuber divide opiniões ao publicar uma foto totalmente nua

Leão Lobo abre o jogo sobre polêmica do romance entre Angélica e Zezé Di Camargo

Leão Lobo abre o jogo sobre polêmica do romance entre Angélica e Zezé Di Camargo
O apresentador explicou o motivo pelo qual divulgou a informação já desmentida pela loira

Após flagra de suposto beijo em Caco Ciocler, Leticia Colin deixa seu recado com o marido nas redes

Após flagra de suposto beijo em Caco Ciocler, Leticia Colin deixa seu recado com o marido nas redes
A atriz foi fotografada com o ator após festa de despedida do elenco de Segundo Sol

Deborah Secco exibe reação fofa da filha, Maria Flor, ao ver seu novo visual

Deborah Secco exibe reação fofa da filha, Maria Flor, ao ver seu novo visual
A atriz adotou o corte estilo Joãozinho para viver nova fase de sua personagem na TV

Simone manda recado direto para Neymar Jr. e Bruna Marquezine: ''A coisa não está fácil''

Simone manda recado direto para Neymar Jr. e Bruna Marquezine: ''A coisa não está fácil''
Casada, a cantora abriu o jogo sobre o que acha do relacionamento dos famosos

Thais Fersoza mostra momento íntimo de amor e carinho com Michel Teló

Thais Fersoza mostra momento íntimo de amor e carinho com Michel Teló
A apresentadora flagrou um momento de descanso durante o domingo

Faustão ironiza passagem de atriz pela Record e estreia “câmera de cinema”

Globo toma decisão sobre futuro do “Só Toca Top”

Juliana Paes revela talento inacreditável do filho de apenas 7 anos

Juliana Paes revela talento inacreditável do filho de apenas 7 anos
A atriz dividiu a novidade em suas redes sociais e de quebra ainda ganhou elogios